O que é sucata e a importância desse mercado
Uma pergunta que aparece em muitas discussões sobre mercados sustentáveis é “o que é sucata?”. Afinal, temas como a degradação do planeta e eventos climáticos preocupam pessoas em todo o mundo e, dentro desse contexto, não podemos deixar de pensar no que é sucata e seus derivados e seu importante papel para a preservação dos recursos naturais.
O que é sucata e como ela pode interferir nas questões ambientais?
Sucata nada mais é do que o material que sobra em um processo de produção — sucata industrial — ou o material que não pode mais ser utilizado para seu objetivo inicial por estar quebrado ou estragado. O melhor exemplo aqui é a sucata eletrônica e a sucata de informática, também denominada e-lixo.
A maior parte dos produtos que consumimos foram projetados para serem descartados em caso de defeito, quebra ou ao final do seu ciclo de vida. Consertar ou reaproveitar algo, na maior parte dos casos, custa mais caro do que comprar um item novo. E é adotando esse sistema de consumo e descarte que geramos toneladas de resíduos que são encaminhados aos aterros sanitários todos os dias.
Além de ocupar um enorme espaço, prejudicar o solo e possibilitar a disseminação de doenças, esse volume de material poderia se tornar matéria-prima para ser reutilizado em novos processos de produção. Assim, evitaríamos a extração de recursos naturais finitos e cada vez mais escassos.
Porém, ser sobra de uma produção ou fruto de descarte não significa que o material deva ser inutilizado. Muito pelo contrário: esses resíduos servem de matéria-prima ou subprodutos em outros processos produtivos, gerando diferentes itens de consumo.
Com todo esse cenário, muitas empresas privadas e órgãos públicos já entenderam que esse movimento é fundamental e deve ser cada vez mais fomentado, trazendo benefícios não apenas à economia, mas também à sociedade e, claro, ao nosso planeta.
Economia circular
A iniciativa de utilizar a sucata na fabricação de novos produtos também promove a economia circular. Ou seja, gera milhares de empregos, fomenta uma nova e importante cadeia econômica e reduz o custo de diversos processos de produção que podem utilizar esse material no lugar de matéria-prima virgem.
Hoje, a pergunta sobre o que é sucata e seu respectivo mercado já movimenta diversos tipos de negócios de compra e venda de materiais obsoletos, ganhando cada vez mais visibilidade pela dimensão desse comércio. Em geral, as sucatas são divididas em:
Sucatas metálicas, incluindo:
- Sucata de ferro;
- Sucata de aço;
- Sucata de alumínio;
- Sucata de cobre;
- Zinco;
- Magnésio.
E sucatas não metálicas, como:
- Sucata de plástico;
- Sucata de vidro;
- Sucata de papel;
- Sucata de borracha;
- Sucatas eletrônicas e de informática.